Receita Completa Quiche de Cebola Caramelizada com Gorgonzola

Olá Dona Maricota Lovers!

Vocês pediram e essa semana a Mari Dedavid divulgou a Receita da Cebola Caramelizada com Gorgonzola. Foi a receita mais pedida pelos nossos seguidores e é uma das delícias mais amadas aqui da Dona Maricota. 

Confira abaixo o modo de preparo completo:

Massa Base:

180g de farinha de trigo

90g de Manteiga Gelada em Cubos

Uma pitada de sal

1 Ovo

Recheio:

400g de Queijo Muçarela

200g de Creme de Leite

2 ovos inteiros

3 gemas

1 Pitada de sal

Pimenta-do-reino a gosto

1 pitada de Noz-moscada

2 colheres rasas de sopa de Mostarda Dijon Maille

100g de Queijo Gorgonzola

100g de cebola caramelizada (feita com açúcar e manteiga).

Modo de Preparo:

Massa:

Primeiro prepare a massa com 180g de farinha de trigo, 90 gramas de manteiga gelada em cubos, misture tudo em um recipiente fundo, adicione uma pitada de sal e por último o ovo (verifique antes de usar o ovo, quebre em um pote separado). Misture até a massa ficar homogênea. Firme e uniforme. Deixe refrigerando por 2 horas antes de abrir.

Coloque um saquinho plástico em cima da massa para abrir ela. Abra a massa em um círculo grande, utilize um rolo para te auxiliar. Abra a massa tentando colocar a mesma força para que a massa fique parelha. Arrume a massa dentro da forma, sem deixar bolhas de ar embaixo. Se necessário, retire as rebarbas da volta e adicione o recheio.

Recheio:

Em um recipiente misture 400g de muçarela ralada, 200g de creme de leite e antes de misturar acrescente os ovos: 2 ovos inteiros e 3 gemas. Tempere com sal (cuidado ao adicionar o sal, somente uma pitadinha), pimenta-do-reino a gosto, 2 pitadas de noz-moscada triturada, 2 colheres rasas de sopa de mostarda Dijon Maille. Adicione 100g de queijo Gorgonzola na massa base.

Adicione o Recheio em cima da massa na forma da sua preferência (para essa receita utilizamos a forma de 21 cm de diâmetro).

 

Cebola Caramelizada:

1 cebola grande

1 colher de chá de manteiga

1 colher de sopa de açúcar 

1 pitada de sal

Corte a cebola em tirinhas (cuidado para não cortar em pedaços muito pequenos). Em uma frigideira em fogo baixo refogue a cebola na manteiga. Adicione o açúcar e o sal e se necessário vá adicionando água aos poucos, até que ela fique cremosa. 

Toque final:

Adicione a cebola caramelizada somente no topo do recheio, quando a quiche já estiver montada. 

Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos a 220°C.

E sua quiche estará pronta para surpreender seus convidados!

Confira os vídeos do modo de preparo no nosso Instagram: 

https://www.instagram.com/donamaricotaa/channel/